domingo, 11 de fevereiro de 2007

As artes em tom maior e menor

A primeira ilustração deste blog, é da autoria de Moebius, um autor francês de bd, cuja obra publicada originalmente nas revistas Pilote e Métal Hurlant, nos anos setenta e oitenta, é um monumento à arte menor da bd.

Interessa-me, por isso, fazer o paralelo entre o artista maior - Rembrandt, de seu nome e que viveu no séc XVII e este do nosso tempo e que assina Jean Giraud, em pseudónimo Moebius.
Duas imagens, fazem o paralelo total de uma técnica de desenho fundamental.

Aqui o desenho a água-forte, de Rembrandt, num dos seus auto-retratos:


Aqui, a seguir, o desenho assinado por Moebius, também em auto-retrato, tal como publicado no nº688 da revista Pilote, de 11.1.1973. Sete páginas que representaram a passagem do estilo de histórias desenhadas de heróis o Far-West americano, com as personagens de Blueberry, para temáticas mais complexas e interessantes.

Em 1979, seis anos depois, Moebius publicava na editora francesa Les Humanöides Associés, um álbum intitulado Major Fatal, com desenhos de anos anteriores, originalmente publicados na Métal Hurlant. Uma página desse álbum, publicada originalmente na revista Métal Hurlant nº 10 de Outubro de 1976:

Sem comentários: