terça-feira, 28 de agosto de 2007

Gir e Moebius

A história de Moebius, tem desenvolvimento diverso. Primeiro Gir; antes disso, Jean Giraud, começou também na revista Pilote, com as histórias de Blueberry, publicadas a seu tempo, na revista Tintin, portuguesa.

Na revista Pilote de 5.4.1973, vista em Agosto de 1974 e inserida no volume 66, aparecia uma sequência de seis páginas da historieta do tenente Blueberry, L´Outlaw.

Essas seis páginas ainda assinadas por Gir, pseudónimo de Giraud, marcam uma nova forma de desenhar o western, na sequência de outras histórias anteriores, como Ballade pour un cercueil; Chihuahua Pearl e L´Homme qui valait 500 000 dollars ou ainda Angel Face, a última desta saga. Qualquer uma destas histórias de western, interligadas na intriga, valem um bom filme do género e o desenho, é dos melhores que Giraud jamais produziu.

Gir era Giraud, aliás Moebius. Tal como Numa Sadoul o retratrou num livro de época, de 1976, com desenho de capa de...Tardi. Em 1991, voltava ao tema e recolhia em volume de luxo, várias entrevistas, incluindo as do primeiro volume e ainda desenhos do mestre.


As duas primeiras pranchas de L´Outlaw de Blueberry:



1 comentário:

MARIA disse...

Pergunto-me qual seria o tesouro de que alegadamente Blueberry se apropriou ?
E apropriou-se mesmo ? O José só mostra um bocadinho da história...
A história está apelativamente construída de forma hiper sugestiva , não só pelo grafismo e pela cor, mas pelo próprio teor . Pois, que coisa perversa , até eu fiquei com vontade de comer frango.
Seria menos dolorosa a mera privação de alimentos, do que esta , depois de apetecidamente servidos.
Fascinante.
.
Maria