domingo, 27 de janeiro de 2008

O country do rock ligeiro da América.

Alguns nomes da música rock com sonoridade country, na América dos anos setenta, merecem atenção de ouvintes esclarecidos, porque a música de hoje, não tem paralelo com algumas das suas produções.

Por exemplo, Don Williams. O crooner da country, de voz barítona, nos anos setenta, produziu alguns êxitos que lhe valeram um destaque no panteão country pop, com relevo para The Shelter of your eyes ( 1973) , aqui em versão You Tube; Ghost Story ( 74) , You´re my best friend (1975) e I Believe in you, em 1980.

Foi com esta última cançoneta, I Believe in you, aqui em versão do YouTube que comecei a procurar discos de Don Williams e encontrei este que é simplesmente uma compilação de êxitos, com uma capa de antologia.













Outro que segue na mesma senda de descoberta tardia, apenas nos setenta, embora com memórias antigas, é Hoyt Axton.

Na mesma um barítono na voz, o disco que me conquistou para a audição, foi ouvido pena primeira vez na rádio, na altura em que saiu. É um disco publicado em Portugal, em 1977, um dos melhores desse ano e chama-se Road Songs que contém pérolas sonoras como Boney Fingers, acompanhado a guitarra dobro e steel, de Jeff Baxter; Lion in the Winter, Lay Lady Lay ( versão YouTube) e No No Song e ainda a pequena maravilha, In a young girls mind. Isso para não citar a antiga Della and the Dealer, aqui em versão YouTube

Em 1978, o disco publicado em cd, Free Sailing, contém Honky Tonk Music e o título tema. Em 1998, um duplo cd recolhe as melhores gravações de Hoyt Axton para a A&M. Em 1990, um cd recolhe as gravações do espectáculo ao vivo Bread and Roses, de 1977, com intervenções ao vivo de Hoyt Axton e outros.
Ainda mais um, Michael Murphey. Agora conhecido como Michael Martin Murphey. O disco de 1974, homónimo, serve de referência básica e fundamental, por causa de uma única canção: Southwestern Pilgrimage, ouvida vezes sem conta, num vício sonoro raro e de poucos mais exemplos ( um deles, é Third World man, dos Steely Dan e outro ainda Roy Rogers de Elton John e outro ainda, Panam Red, dos New Riders of Purple Sage).

O disco de 74 não se encontra referenciado em foto, em lado algum na Rede, nem sequer no site oficial do cantor. Por isso, fica aqui a imagem possível, apanhada num scanner A4.














Estas canções pop, tingidas de country e com sabor a pradaria dos filmes de cowboys, podem bem ser uma belíssima banda sonora, de um romantismo de nostalgia segura. Outros nomes se lhes poderiam associar, como os New Riders of purple sage ou os da Pure Prairie League.

Daqueles da saga púrpura, a canção Teardrops in my eyes e destes, da Liga da Pradaria, algo dos seus discos patuscos com o cowboy dançante.

Ainda assim, para cantar à lua ou apresentar em serenata em tempo de paixão, retomaria como antológicas, em primeiro lugar, as de Don Williams, I Believe in you e In the shelter of your eyes. Logo de seguida, atacava com Lay Lady lay, como deve ser e In a young girls mind de Hoyt Axton. Para terminar a serenata romântica, Southwestern Pilgrimage, de Michael Murphey.

A sequência seria irresistível. Cinco canções. Cinco tiros directos ao âmago do romantismo, como eu gosto.

1 comentário:

MARIA disse...

Escutei as músicas sugeridas no youtube.
Posso assegurar que cantadas à lua , esta ganharia brilho próprio e nenhum coração resistiria ao som de tal serenata.
Fiquei encantada com as suas palavras e com os sons.
Dos que mais apreciei entre os sugeridos, dediquei-los no meu blog, com amizade e gratidão pela partilha, pela doação de conhecimentos e exposição de tanto bom gosto e sensibilidade.
Obrigado.
Um beijinho amigo
Maria