sábado, 6 de agosto de 2011

Chicago- os 4 primeiros





Estas são as imagens das capas dos quatro primeiros lp´s originais dos Chicago, saídos em Abril de 1969, Janeiro de 1970, Janeiro de 1971 e Outubro de 1971, nos EUA. São todos da primeira prensagem americana, ordenados de cima para baixo, com uma imagem de conjunto que engloba o Lp quádruplo IV, ao vivo no Carnegie Hall.
Como se pode verificar, as capas dos três primeiros são duplas tal como os discos, mostrando uma consistência gráfica que outras edições não têm.
Durante muito tempo intrigou-me a capa do primeiro LP por causa da imagem idêntica na capa e contra-capa, com tamanho diverso. Muitas vezes fiquei a pensar que a capa era a contracapa e vice-versa, antes de ter visto o original. Tal acontece com a versão em cd, mesmo a rematrizada em 2002 pela Rhino que tem uma imagem de capa que no LP aparece na contra-capa.
Quanto à música e som respectivo nem vale a pena repisar o que penso: estas versões originais são melhores que as dos cd´s. E mesmo a versão do Chicago II em dvd-audio, parece-me ficar a dever algo ao Lp, uma vez que a evidente riqueza sonora, mais limpa de impurezas do vinilo e mais recheada de dinâmica, não alcança a pureza simbólica e serena do som do LP. Este, mais relaxado e menos amplo em sonoridade dinâmica pode parecer anémico em relação ao dvd-audio, mas em longa audição parece-me preferível. Subjectivamente, claro.

1 comentário:

Dr. Bell Otus disse...

Completamente de acordo com o que diz, principalmente no que concerne à diferença de som do vinil, para o CD ... costumo dizer que o CD, é como se tivesse um som a duas dimensões, sem alma, muito plano, enquanto que o som do vinil, é muito mais cheio, tem alma, é como se fosse a três dimensões.

Tenho os oito primeiros vinis dos Chicago, exceptuando o quadruplo ao vivo :-(