segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Os primeiros cd´s


Os primeiros sons de cd´s que ouvi, eventualmente em 1983 ou já em 1984, foram no Rádio Popular de Vigo que consagrava uma hora ao "som digital", quase diariamente.
Gravei uma cassete ( da marca portuguesa Sonovox, em dióxido de crómio e que ainda funciona muito bem passados estes anos) com esses sons, na aparelhagem Grundig mostrada abaixo: Ry Cooder, do disco Bop Till you drop, publicado em cd logo em 1983; Led Zeppelin e Going to California; Joni Mitchell e Twisted, do disco Court and Spark; Foreigner e Urgent e ainda Boston do primeiro disco.
Nessa altura, também em Vigo, no El Corte Inglès, vi e ouvi pela primeira vez, ao vivo, uma aparelhagem da Sony, com o aparelho de leitura de cd´s. Provavelmente semelhante ao da imagem e que se encontrava num rack fechado, de vidro, quase em redoma.
As colunas de som, essas também eram diferentes, como se mostra neste anúncio da revista High Fidelity de Maio de 1984. A Sony tomava a dianteira no mercado com estes truques de marketing. Numa recente Hi-Fi News, escrevia-se que o aparelho da Philipps de leitura de cd´s, da mesma altura porque o cd foi uma invenção conjunta Sony- Philipps, era tecnicamente superior. Mas o que se vendeu mais foi o Sony. O melhor design era irresistível e as publicidades mostravam-no.

Sem comentários: