sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pilote, Junho 1974

Assim, já no Verão de 1974, quando vi esta revista exposta na mesma montra da Bertrand onde costumava ir ver as novidades, nem hesitei porque era demasiado apelativa. A mão que aparece a desenhar na pedra da calçada poderia muito bem ser de Gir porque o desenho é do mesmo autor. 
E no interior aparecia uma página com imagens alusivas a livros de ficção científica, desenhada por Gir, mas sem assinatura explícita porque poderia muito bem ser Moebius. Curiosamente, a revista nunca mais publicou nenhuma história de Gir/Moebius, para além de ilustrações que aqui se mostram, designadamente no número seguinte, sempre em recensão crítica a obras de ficção científica e em conjunto com Druillet. Para tal seria preciso esperar mais uns meses, até ao início de 1975 para assistir ao aparecimento de Métal Hurlant. Curiosamente, os dois, Jean Giraud/Moebius e Druillet fariam parte do núcleo fundador da revista.
Contudo, a Pilote mensal, com uma arrumação gráfica excelente e  desenhos variados apenas fazia querer esperar pelo número seguinte.  O que aconteceu durante algum tempo.


Sem comentários: