quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Little Feat - Sailing Shoes


Este disco dos Little Feat, Sailing Shoes foi publicado originalmente nos EUA em 1972. Dez anos depois ainda o não ouvira, apesar de ler artigos nas revistas de música, particularmente na Rock & Folk onde sem mencionava o tema Willin´ e outros, da autoria de Lowell George o guitarrista da banda que morreu em 1979. Na altura da sua morte, mais uma vez li os tais artigos em que se louvavam as qualidade musicais do então líder dos Little Feat.
A música deste grupo, tal como a dos Grateful Dead, e outros grupos americanos, por qualquer motivo especial não chegava aos rádios nacionais na época e os discos não me lembro de os ver, a não ser a partir de The Last Record Album, de 1975 e que comprei em 1982. Quanto aos restantes, Dixie Chicken e Feats don´t fail me now, saídos em 1973 e 1974 respectivamente, não os consegui a não ser nos anos oitenta, em versão da WEA alemã, em promoção após a abertura das importações resultante da nossa  ( e da Espanha) entrada na CEE.  Foi um fartote, então, com discos, principalmente de matriz alemã que eram importados e de "fundo de catálogo".
Em 1978 saíra Waiting for Columbus, um grande disco ao vivo que gravei ainda nos anos oitenta, emprestado por um amigo.
Assim, só em 1984 consegui arranjar este Sailing Shoes, trazido de França por amigos, juntamente com outros de Doc Watson ( Lonesome Road e Doc & the Boys, embora o que queria era mesmo o Memories), um artista country ainda mais desconhecido entre nós, não fora a divulgação que Jaime Fernandes fazia nos programas da então Rádio Comercial.
O disco acima mostrado é a edição original, americana, em álbum "gatefold" e cartão mais espesso que o dos discos europeus. A seguir a este e nos anos seguintes arranjei outros como Hoy Hoy e em cd, o primeiro disco e duas versões de Waiting for Columbus ( uma remastered and expanded, publicada em 2002 com meia dúzia de extras) e ainda o disco a solo de Lowell George, Thanks I´ll eat here, publicado em 1979 e que durante anos li na Rock & Folk como sendo uma obra-prima. Mais  o livro com quatro cd´s Hotcakes & Outakes, de 2000, uma compilação do melhor do grupo.

Sem comentários: