sábado, 2 de fevereiro de 2013

Bob Dylan- Blood on the tracks



Este disco de Bob Dylan saiu em Janeiro de 1975 e a primeira vez que o ouvi, sei bem onde e quando, porque apontei a data, 18 de Fevereiro de 1975, terça-feira, no programa Página Um, da Rádio Renascença que se transmitia das 7 e meia da tarde às nove da noite.
A primeira crítica ao disco saiu na Rock & Folk de Fevereiro desse anos e provavelmente ouvi primeiro o disco antes de ler a crónica ou quase simultaneamente.
Lembro-me que o disco foi apresentado como vindo de Inglaterra, trazido ou enviado por colaboradores do programa. Portanto,tudo indica que tenha sido a prensagem inglesa do disco e a primeira canção que terei ouvido foi Idiot Wind que não me despertou por aí além a atenção uma vez que ainda ouvia nessa mesma altura e programa vários temas do disco precedente, ao vivo, Before the Flood, esse um disco marcante, com o grupo The Band.
Durante vários meses, pelo menos até Maio desse ano,o disco passou regularmente nesse programa e quase todos os temas, com destaque para a balada country Lily Rosemary and the jack of hearts.
Porém, nesse Verão ou no seguinte passei a ouvir o disco lp, em caso do meu amigo José Gomes que o trouxera de França. O destaque do disco, em prensagem francesa, ia todo para a edição com o apontamento de Pete Hamil, na contracapa porque em edições posteriores tal apontamento desapareceu, sobrando apenas o desenho. Essas linhas, li-as várias vezes enquanto escutava o disco numa aparelhagem um pouco menos que sofrível mas cujo som me parece agora, melhor do que jamais pensaria.
Ao longo dos anos consegui arranjar primeiro o lp em prensagem espanhola provavelmente editado em 1983; depois, o cd e o SACD quando foi editado em 2003. Este sacd tem evidentemente uma qualidade superior às outras edições, com excepção da original, em lp e cuja capa se mostra e que tem um som verdadeiramente notável.
A primeira canção, Tangled up in blue, ouvida em condições de alta-fidelidade é um bálsamo sonoro. Todo o disco se ouve assim.
Em 1991 foi editada uma caixa em formato de lp, mas com três cd´s - The Bootleg series , volume 1-3 [rare & unreleased] em que apareciam três canções originais do disco, na sua primeira gravação, nos estúdios de Nova Iorque ( Tangled up in blue, Idiot Wind e If you see her say hello) e cuja mistura sonora é muito diferente da que aparece na versão final do LP, gravada já noutros estúdios ( com uma banda de Minneapolis). Idiot Wind é melhor na primitiva versão, mas as demais estão muito bem arranjadas na segunda.
Na caixa Biograph editada em 1985 e com 3 cd´s rematrizados em sbm pela Columbia, aparece You´re a big girl now, uma das melhores canções do disco, na versão gravada em Nova Iorque e substancialmente diferente e inferior à publicada no lp.

Sem comentários: