quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Frank Zappa- One size fits all


Este disco de Frank Zappa é um dos que ouvi no rádio, na época em que saiu. Adorava ouvir os temas encadeados com destaque para Sofa ( nº 1 e 2, no final) mas também Florentine Pogen, Can´t afford no shoes ou Evelyn, a modified dog.
As letras das canções não as percebia inteiramente mas davam ideia de coisas fantásticas ( a modified dog...) numa altura em que mergulhava na ficção científica e banda desenhada. Este disco mais aqueles que o precederam ( Overnite sensation e Apostrophe (´) ) constituiram a base para o meu gosto acentuado pela música de Frank Zappa, provavelmente o único compositor de quem não me canso de ouvir todos os discos e todas as músicas, dezenas e dezenas delas, ao longo de dezenas de discos. É também dos poucos músicos cujos concertos ao vivo interessa ouvir porque são sempre algo diferentes em relação às músicas conhecias e tocadas sempre com a qualidade imprescindível à audição.

Em 1996, a família de Zappa, falecido em 1993, publicou um triplo cd intitulado Läther e que continha registos de vários discos que o compositor tinha para publicação e que daria origem a um quádruplo Lp que nunca chegou a ser publicado oficialmente embora tivesse passado num programa de rádio que Zappa apresentou e convidou os ouvintes a gravarem em cassete.
Esse quádruplo lp deu origem depois ao lp Sleep Dirt publicado em 1979; Orchestral Favourites, do mesmo ano; Studio Tan, de 1978 que contém uma das melhores obras musicais de Frank Zappa, The adventures of Greggery peccary, a qual ocupa todo o lado dois do disco. O disco ao vivo Zappa in New York, publicado em 1977 e retirado do mercado logo a seguir, censurado em duas faixas ( Titties and beer e Punky´s Whips que nem aparece na segunda versão do LP)  contém várias faixas que aparecem em Läther, precisamente as tocadas ao vivo e que são uma pequena maravilha sonora.
A partir daí nunca mais larguei a música de Zappa tendo dedicado algum tempo a gravar em formato digital ( 24 bits/192kHz) os temas de Läther que estão espalhados pelos vários lp´s e alguns, poucos que não aparecem senão nesses cd´s de 1996, como sejam os temas bónus.




Sem comentários: