sábado, 9 de março de 2013

Frank Zappa, segunda metade dos setenta

Em 1975 saiu esta crónica no Melody Maker, a propósito de One size fits all, o disco que ouvia no rádio, à noite, por vezes integralmente e que incluía um tema- Sofa- repartido em duas versões, a primeira cantada e a última instrumentalizada, apenas.
O disco, para além desse tema, incluía pequenas maravilhas musicais como Inca roads, com alusões a veículos alienígenas, perdidos nos altos andinos, imaginados em marimbas e vibrafones tocados por Ruth Underwood em modo singular e fantástico. A percussão nesses discos de Zappa é qualquer coisa de fenomenal. Incluia ainda Po Jama people, além de Evelyn, A modified dog e Florentine Pogen, tudo temas em que a bizarria das letras combinava com o maravilhoso do imaginário musical de Zappa e uma instrumentação perfeita e que me seduziu. O disco tornou-se então o must auditivo que ficara no ouvido e, a par daqueles dois anteriores o sumo da obra de Zappa, para mim que nunca ouvira os anteriores, designadamente o instrumental Strictly Genteel, semelhante a Sofa e que aparecera inicialmente na parte final de 200 Motels e que se repetiria como tema conceptual por alguns outros discos de Zappa, nos anos vindouros, incluindo em alguns com espectáculos ao vivo.

Não obstante, a música de Zappa, designadamente este disco, ouvido certamente em 1976 não constava da minha lista pessoal de músicas preferidas em 1976. Só no ano seguinte arranjei lugar para Zappa, provavelmente após a audição de Zoot Allures, saído naquela altura mas editado em Portugal em 1977, conforme dá conta a Música & Som de Setembro.  A lista de 1977 incluía Roy Harper em primeiro lugar ( Bullinamingvase, saído nessa altura, era um disco que me encantava sempre- ainda hoje); Van Der Graaf Generator, a seguir com os dois discos Still Life e World Record; Peter Gabriel e o seu primeiro a solo; Jethro Tull, nessa altura com Too old to rock n´roll too young to die; Kinks, com Sleepwalker; Eagles por causa do Best Of; Stevie Wonder e o opus Songs in the key of life; CSN&Y porque sim; Led Zeppelin por causa dos anteriores a Presence, designadamente o disco ao vivo e em filme The song remains the same, lançado em finais de 1976. E por fim...Zappa, em décimo lugar, quando hoje, comparado com esses mais, está em primeiríssimo lugar de onde não sairá.


Em 1976 a revista americana Crawdaddy, de Setembro, trazia um artigo ilustrado de modo interessante pela iconografia mostrada, numa foto intrigante de um disco antigo de Don & Dewey.

Era o tempo de Zoot Allures que a revista Rock & Folk, em Janeiro de 1977 recenseou e cuja imagem de Zappa com uma guitarra acústica  me encantava porque já tinha comprado a minha Kiso-Suzuki em Outubro do ano anterior e começava a ganhar alguns calos dos dedos. A de Zappa é uma Guild, cuja sonoridade é de facto espantosa. mesmo comparada com as Martins e Gibson do mesmo género. A foto povoava o meu imaginário musical porque a sonoridade daquela guitarra naquela posição de acorde quase  se ouve graficamente, o que é espantoso. Esta foto, para mim, traduz mais o ambiente zappiano, acústico e musical que qualquer outra, porque revela a concentração do músico no som que tira do instrumento, um som seco de guitarra acústica . Zoot Allures, não fora por mais e que afinal o  é porque tem músicas fantásticas, era disco para ser ouvido, apesar de não ter músicas com guitarra acústica evidenciada, como aconteceu com o disco Sleep Dirt, saído em 1979. Este tema, porém, fora gravado em 1974, porventura naquela guitarra. Contudo,  segundo o registo da Wiki, não o foi, uma vez que terá sido mesmo gravado com  uma Martin acústica. A beleza da internet reside também nisso, na possibilidade de se aceder a esse conhecimento instantâneo e que dantes só seria possível através de consultas a livros que não havia por cá ou nem isso:

 

1 comentário:

Timmy disse...

I have been perusing through your blog, here & I have to tell you that I really dig all your Zappa postings. So much great stuff about a great musician! THANX.............
P.S. ~ I AM A Robot --